Nos últimos anos, o mercado de jogos deu um salto gigantesco, em especial no Brasil.
Segundo a Pesquisa Games Brasil de 2024, 73,9% dos entrevistados afirmam consumir jogos eletrônicos, um crescimento de 3,8 pontos percentuais em relação a 2023.
Dentro dessa porcentagem, temos não só pessoas que consomem games como forma de entretenimento, mas sim, aquelas que também fazem disso seu modo de ganhar a vida.
Na indústria de jogos, há diversas possibilidades de seguir carreira, desde ser desenvolvedor, até psicólogo de equipes de esports, por exemplo.
O CEO da Gamescola, André Leandro e o instrutor Nicholas, que ministra o curso de Programação em Unity, fizeram uma palestra no Colégio Estadual Tiradentes com o tema “Mercado de jogos”, para os alunos do 1º e 2º anos do curso Técnico em Desenvolvimento de Jogos. Eles abordaram dicas de como se manter em movimento e brilhar nesse ramo e compartilharam experiências profissionais para que os alunos tenham a perspectiva de qual caminho querem trilhar.
Mas afinal, como seguir carreira no mercado de jogos? Abaixo, vamos listar alguns exemplos de profissões que se encaixam nesse meio.
Exemplos de carreiras
- Programação – em diversas linguagens, mas principalmente em C#
- Animação
- Arte 2D e 3D
- Game design – é a pessoa que projeta todo o contexto do jogo
- Design de narrativa
- Game tester (QA) – testa o jogo e expõe falhas que precisam ser corrigidas no design, mecânica, jogabilidade e etc
- Marketing
- Produção – quem elabora a estratégia para captar recursos e vender o jogo
- Designer de áudio/som
- Tradutor/localização – muito mais que traduzir para determinado idioma, é fazer com que qualquer jogador de qualquer país tenha uma imersão satisfatória na história, adaptando-a para diversas culturas
- Psicologia – em especial nas equipes de esports, o psicólogo atua para cuidar da saúde mental dos atletas
- Jornalismo – assim como há jornalistas de moda, futebol e política, por exemplo, há aqueles especializados em jogos em geral e esports
- Fisioterapia – tratam de lesões como a tendinite em atletas de esports, por conta dos movimentos repetitivos por longos período
- Advocacia – para orientar os demais profissionais a respeito das leis que podem ser específicas e/ou abranger esse meio. Um exemplo é o que irá mudar a partir da aprovação do Marco Legal dos Games
Independente do que você escolher, é importante se manter atualizado com as principais tendências do mercado de jogos e buscar as melhores qualificações para ter seu destaque e ascender na sua profissão.
Por isso, na Gamescola oferecemos vários cursos que podem ser a porta de entrada para a sua carreira de sucesso. Confira todos eles aqui e venha ter uma aula conosco.