Um bom currículo descrevendo as experiências é uma ótima apresentação para os recrutadores de um estúdio de jogos. Porém, além dessas informações, é muito importante também constar um portfólio.
O portfólio é um meio dos recrutadores e responsáveis pela área verem a forma que o candidato trabalha, o estilo que adota, as referências e ferramentas utilizadas. É a partir dele que julgam se é o que precisam para determinado trabalho ou não.
Mas fazer um portfólio quando se tem experiência na função é uma coisa. E quando não tem? É aí que você pode seguir nossas dicas.
Como montar portfólio sem nunca ter trabalhado na área?
Se você nunca trabalhou na área desejada, não desanime! Há diversas formas de compor um portfólio e ir adquirindo conhecimento mesmo sem estar dentro de um estúdio.
Uma das formas é a mais tradicional: colocar em prática tudo o aquilo que estuda. Inicie um projeto fictício, aprenda as ferramentas que precisará utilizar, estude para torná-lo mais profissional. Quem sabe um dia ele não sai do papel?
Outra forma é participar de game jams. Game jam é uma espécie de competição, onde os participantes produzem um jogo em poucas horas, geralmente de 48 a 72.
Muitos estúdios levam em conta a participação em game jams, pois ela é um laboratório de como funciona um desses na prática. Há a divisão de tarefas e todos os jogos feitos contam como publicados. Se o candidato tiver jogos publicados, é um grande diferencial, além de que, algumas vagas listam isso nos pré-requisitos.
Todas as áreas precisam disso?
No mercado de trabalho gamer, a maioria das áreas, principalmente as que trabalham diretamente na estrutura do jogo, pedem portfólio. Veja alguns exemplos:
Programação: você pode utilizar o próprio GitHub como seu portfólio, para mostrar ao recrutador como organiza seus projetos, como aplica a lógica no seu trabalho, etc. Certifique-se de mostrar trabalhos na engine que a vaga solicita;
Arte: mostre as texturas pensadas para aquele cenário ou personagem, composição de cor, modelagem, iluminação e renderização;
Game designer: o itch.io é o seu melhor portfólio, para que os recrutadores avaliem como foi trabalhada a mecânica do jogo, narrativa e experiência do usuário;
Sound designer: componha seu portfólio com suas melhores trilhas sonoras e efeitos de sonoros;
Narrative designer: seu portfólio precisa ter árvores de diálogo, construção de mundo, exemplo de perfil de personagem e textos de UI e itens narrativos;
Producer: seu portfólio serão seus vídeos pitch, ou seja, o vídeo que mostrará o jogo e seu potencial de venda e investimento para o mercado. Além disso, é importante mostrar como lida com ferramentas de metodologias ágeis para trabalhar em um projeto.
Uma dica muito importante é saber utilizar o itch.io. Esse repositório é o mais utilizado para subir jogos e deixá-los públicos. É possível personalizar a página, inserir links de vídeos, compartilhar a página com os colaboradores do projeto e até mesmo cobrar um valor simbólico pelo download.
Independente da área no mercado de trabalho que você queira ingressar, é importante pesquisar tudo o que a mesma pede e se manter o máximo possível atualizado. Assim, suas chances de êxito serão maiores.
Já comprou Keys and Kastles? Confira o trailer aqui: