Para criar visuais, efeitos e dar vida aos personagens, o trabalho dos artistas de jogos é essencial.
Mas, qual é a função dos artistas? Dentro de um estúdio, podemos ter diversos trabalhos para uma mesma profissão, cada uma focando em algo específico dentro do jogo.
Aqui, vamos descrevê-las e quem sabe, te ajudar a se reconhecer em alguma delas para seguir como profissão no futuro.
Artista Conceitual
É o profissional responsável por criar a arte conceitual de um jogo, aquela que servirá de base para os outros artistas desenvolverem seus trabalhos. Ela mostra como será, literalmente, o conceito daquele personagem ou cenário, desenhando várias versões até chegar no produto final.
Artista de Cenário
O environment artist ou no português, artista de cenário, é aquele que irá construir o ambiente da história, criando modelos 3D para o cenário, criando objetos, texturas e estruturas, de uma forma que sejam integrados à narrativa proposta.
Artista de Personagem
São os artistas que desenham os personagens, seja em 2D ou 3D. Eles trabalham em conjunto com outros profissionais, como animadores e modeladores, para garantir que todos os movimentos e adaptações necessárias tenham coerência e fluidez.
Modelador
Esse artista fará o modelo do personagem, a partir do desenho do character artist, para que possa ser refletido no computador e virar uma arte 3D.
Artista 3D Generalista
Cria modelos tridimensionais incluindo personagens, objetos e cenários. Ele usa softwares para modelar, texturizar esses elementos, garantindo que estejam otimizados para o motor gráfico e prontos para integração no ambiente virtual.
Animador
O animador irá garantir o movimento dos personagens e demais elementos interativos em tela, bem como sua qualidade para que seja uma animação fluída e condizente com o estilo e proposta do jogo.
Artista Técnico
Responsável muitas vezes pela criação de VFX, Shaders, processos de automatização e otimização da arte para o motor gráfico e é ele também o responsável muitas vezes pela ponte entre o time de arte e os programadores e também level designers.
Artista de Iluminação
É o responsável por criar e ajustar a iluminação em cenas para melhorar a atmosfera, realismo e impacto visual. Eles trabalham com motores gráficos como Unreal Engine e Unity, equilibrando aspectos técnicos e artísticos para otimizar desempenho e estética.
Artista de Interface
O artista de interface (UI) cria os elementos visuais da interface do usuário, como menus, botões, ícones e HUDs (heads-up displays), garantindo que sejam estéticamente agradáveis e funcionais. Ele trabalha para melhorar a usabilidade e a experiência do jogador, integrando o design visual ao fluxo de navegação do jogo ou aplicação.
Diretor de Arte
É quem irá coordenar todos os artistas de jogos dentro do projeto.
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