Qual a importância da wishlist para os jogos na Steam?

Você já deve ter se deparado com desenvolvedores de jogos independentes pedindo “coloque nosso jogo na sua wishlist da Steam”, certo? Mas qual a ligação entre wishlist e a possibilidade de sucesso de um jogo? 

O algoritmo e a wishlist são melhores amigos

Quando a página de um jogo é criada na Steam (um passo a passo de como criar está aqui), a plataforma já faz uma espécie de divulgação, como a indicação dele para jogadores que compraram jogos semelhantes, juntamente com a campanha que o estúdio faz em paralelo para seus seguidores. 

A partir do momento em que determinado jogo é adicionado em diversas wishlists de usuários, entende-se que ele é relevante e desejado. 

Logo, há uma chance maior dele constar na página inicial como destaque, sendo recomendado para um público mais amplo, e não apenas para aqueles que jogaram gêneros semelhantes. 

Se um jogo começa a ganhar destaque mesmo antes de seu lançamento, as publishers podem se interessar em investir no projeto. Com essa inserção de dinheiro ele terá uma projeção maior de sucesso, fazendo com que o estúdio possa trabalhar em outros projetos, contratar mais mão-de-obra e assim contribuir para que o crescimento da indústria no país seja constante. 

O trabalho de divulgação de um jogo não deve se limitar somente ao seu lançamento. A alimentação na página da Steam com trailers e demais conteúdos que possam atrair novos jogadores é de suma importância. Além disso, manter a comunidade unida e engajada é uma grande ferramenta para o crescimento e reconhecimento do seu jogo. 

Falando nisso, você já jogou Keys & Kastles, jogo desenvolvido por nosso ex-aluno e agora instrutor, Rodrigo Telma e publicado pela Gamescola? Confira aqui.

Quer aprender a desenvolver seu próprio jogo? Temos diversos cursos , como programação e desenho, que podem te ajudar nessa empreitada para o futuro. 

Patrocinado

plugins premium WordPress