Friedrich Nietzsche disse uma vez: “A vida sem a música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio”. A trilha sonora perfeita deixa qualquer coisa com um sabor especial, inclusive os jogos eletrônicos.
Uma boa música, no formato de trilha sonora e efeitos sonoros, é essencial para a imersão do jogador. A ambientação fica completa por meio de onomatopeias e a emoção de uma cena pode-se fazer completa por meio de uma música envolvente. Ela faz parte da experiência do usuário, onde momentos de tensão, alegria, emoção, entre outros, tornam-se ainda mais marcantes.
Quem faz a música acontecer?
O profissional responsável pela música nos jogos eletrônicos é o sound designer. É ele quem irá inserir o som ambiente, a dublagem e escolher a trilha sonora que irá embalar o jogo.
Uma das habilidades que o profissional deve ter, se quiser seguir carreira nessa área é ter a sensibilidade de aplicar efeitos sonoros e músicas condizentes com a experiência que o game designer quer que o jogador tenha.
Para exemplificar o poder da música nos jogos, a instrutora da Gamescola, Raphella Hiroti, responsável pela trilha sonora do nosso jogo Keys and Kastles, deu sua percepção sobre o assunto:
“A música é uma das artes indispensáveis para a criação de um game, porém é a que tem maior responsabilidade de se trabalhar. O gosto musical das pessoas sempre vai ser diferente.
Entretanto, a trilha sonora de jogos possui a missão de transportar o jogador para um ambiente de uma forma que agrade a todos. É graças a ela que damos características que ficarão marcadas nas mentes das pessoas.
Além dos elementos sonoros que trazem a comunicação sobre os acontecimentos na tela, colocando uma imersão crescente na experiência do jogo.”
Muitos jogos contém uma trilha sonora marcante, que nunca sai da nossa mente e nos leva diretamente para aquela experiência nostálgica. Um dos exemplos é Street Fighter e sua trilha sonora épica, como vocês podem apreciar no vídeo do canal Snestalgia a seguir:
Quer conhecer mais sobre os cursos e instrutores da Gamescola? Confira aqui.