O que faz um game designer?

A profissão de game designer é uma das mais complexas e desafiadoras dentro do mercado de games. Esse profissional é responsável por todo o projeto do jogo, desde a concepção, até a execução.

O game designer deve ter várias habilidades técnicas. Isso porque ele será responsável pelo planejamento de mecânicas, dinâmicas dos personagens, história, arte e toda a estrutura do jogo, delegando para cada área específica as suas devidas tarefas. A necessidade de conhecimento em arte, animação, narrativa, programação, áudio, localização são essenciais para que o projeto seja bem sucedido e agrade ao público final, ou seja, os jogadores. 

game-designer-gamescola
Um game designer bem conhecido do grande público: Hideo Kojima – Foto: Reprodução


Responsabilidades 

Dentre as principais responsabilidades do game designer dentro de um projeto, estão a idealização de:

  • Enredo 
  • Mapas e ambientes
  • Regras em geral
  • Níveis de dificuldade
  • Inimigos/obstáculos
  • Plataforma, arte e gênero do jogo
  • UI/UX (experiência do usuário, acessibilidade, localização, entre outros)

Em estúdios com uma estrutura mais encorpada, o game designer conta com o apoio de profissionais tech artists, programadores, sound designers, narrative designers, entre outros. Contudo, ele pode agir sozinho ou com uma equipe pequena onde cada um desenvolve mais que uma função, como ocorre geralmente nos estúdios independentes. 


Habilidades de um game designer

Conforme mencionado anteriormente, o profissional precisa ter várias habilidades técnicas, mas sem deixar de lado as habilidades comportamentais. 

A criatividade é o principal “tempero” de um game designer, para que o estúdio vislumbre um jogo de sucesso sob seu comando. 

Além disso, a capacidade de gestão de tempo e delegação de tarefas são essenciais, para que o projeto cumpra os prazos e demais exigências pré-estabelecidas, chegando até o consumidor como um produto satisfatório.

O conhecimento de linguagens de programação também é essencial. Não há necessidade do conhecimento aprofundado, mas saber o básico permite que o acompanhamento do projeto seja mais assertivo, além de evitar conflitos entre o que foi planejado e o executado, sabendo o que pode e o que não pode ser possível dentro do trabalho do programador. 

Para adquirir conhecimentos e iniciar sua caminhada no game design, confira os cursos que a Gamescola oferece, como programação em Unity e desenho e arte 2D

Patrocinado

plugins premium WordPress