Jogos para se inspirar na narrativa

Qualquer jogo, independente de possuir diálogos ou não, possui uma forma de narrativa trabalhada em seu contexto. Engana-se quem acredita que narrativa é somente a história em si. Ela se expande para as mecânicas, colecionáveis e até mesmo a música. 

Atualmente, principalmente os jogos indies, estão focando em deixar uma narrativa forte e envolvente. Isso se deve ao fato da liberdade criativa, onde muitos desenvolvedores inserem ali experiências pessoais, tornando-o algo que o jogador se identifica no decorrer da história.

Para que seus jogos tenham um tempero especial, iremos listar aqui alguns jogos com forte narrativa, para se inspirar em uma futura produção. 


A Plague Tale

A história dos irmãos DeRune para descobrir de onde vem a doença misteriosa do caçula Hugo, mistura ficção com fantasia. A narrativa tem como base a Guerra dos Cem Anos, quando a Inglaterra invadiu a França e embutido a isso, o período da Inquisição e o surto da peste bubônica. 

O jogador tem dois desafios: acabar com o exército inglês e exterminar os ratos. Este último, é feito em forma de puzzles com os elementos presentes no cenário, sendo necessário para abrir caminho e avançar para as próximas fases. 

narrativa-gamescola


Gone Home

Esse jogo possui o estilo point and click em primeira pessoa, onde o jogador controla uma jovem que chega em casa após uma viagem e a encontra vazia. 

Por meio da exploração de cartas, documentos e demais lembranças, é possível desvendar o que aconteceu de fato e ainda descobrir um pouco além sobre a vida dos pais e da irmã da protagonista. 

narrativa-gone-home-gamescola


Celeste

Celeste é um jogo de plataforma em 2D, onde precisamos escalar uma montanha em busca de autoconhecimento. Ali, conhecemos diversos personagens que irão explanar sobre diversos pontos como depressão, pânico, ansiedade e medos. 

narrativa-celeste-gamescola

Limbo

Limbo não tem nenhum diálogo, nenhuma explicação clara do que acontece. Ele é um jogo de plataforma, com visual sombrio e trilha sonora espetacular.

O personagem inicia sua caminhada por algo que parece ser o limbo da vida. Para avançar, é necessário resolver puzzles de média e difícil complexidade, além de enfrentar alguns chefes. 

A história não é óbvia, gerando muitos debates. Há inúmeras teorias sobre o que o personagem está enfrentando, deixando o jogo ainda mais incrível. 

Red Dead Redemption

Um dos melhores jogos de todos os tempos, ambos (I e II) possuem uma narrativa complexa, com personagens que se aproximam das pessoas que convivem em sociedade.

Além da história principal, que em ambos os jogos falam sobre redenção em diversos âmbitos da palavra, há ainda as narrativas secundárias, que são tão bem trabalhadas quanto. 

Por ser um jogo de ação e aventura com elementos de RPG, pode-se criar em partes uma narrativa não-linear, caso não queira resolver missões da história principal em determinado momento. 

The Last Of Us

Se você precisa trabalhar e desenvolver personagens que se encaixam como “anti-heróis”, The Last Of Us é a franquia perfeita. Com uma narrativa linear, ambos os jogos possuem uma história principal e paralela, entrelaçando todas de uma forma que faz sentido e torna essa franquia uma das principais referências narrativas dos games. 


Independente do jogo que você trabalhe, é importante criar portfólios para determinada área que queira seguir futuramente.
Aqui, damos alguns conselhos sobre a importância de gerar material autoral para conseguir sua vaga no mercado de trabalho. 

Patrocinado

plugins premium WordPress