Jogos e meio ambiente: qual a relação?

Você já pensou no impacto ambiental dos videogames? À medida que a conscientização ecológica ganha espaço na mídia, refletir sobre a relação entre jogos e meio ambiente se torna cada vez mais urgente. Afinal, como esse universo digital pode influenciar nosso mundo físico?

IMPACTO AMBIENTAL 

Um dos problemas ambientais que mais impactam a sociedade é a produção em massa de lixo, principalmente do lixo eletrônico. Todos os anos, o mundo produz mais de 53 milhões de toneladas, e descarta a maior parte de forma inadequada. 

A necessidade da atualização de consoles, computadores e periféricos agrava ainda mais esse problema. Muitas empresas produzem dispositivos com vida útil curta e custo reduzido, o que leva consumidores a optar por novos produtos em vez de consertar os antigos. Além disso, a fabricação desses equipamentos exige grandes quantidades de energia e gera emissões de CO2, contribuindo para as mudanças climáticas.

Outro fator preocupante é a extração de minérios para fabricação de consoles, frequentemente retirados de zonas de conflito, intensificando a tensão entre nações. 

Em resposta a isso, em 2019, gigantes da indústria como Sony e Microsoft, firmaram compromissos junto à ONU na ação Playing for the Planet Alliance (Aliança Jogando para o Planeta), tais como a redução de 30 milhões de toneladas de CO2 até 2030 e melhoria no gerenciamento de energia e reciclagem dos aparelhos. As empresas participantes e suas propostas podem ser conferidas no site oficial da ONU.


JOGOS VERDES

Jogos Verdes é a denominação dos jogos que incentivam os jogadores a adquirirem uma maior consciência ambiental, por meio de uma gameplay e enredo que abordam questões de como preservar o meio ambiente. 

Alguns exemplos de jogos que trazem a temática de meio ambiente em suas histórias:

 

    • The Climate Trail – esse RPG mesclado com visual novel é um jogo impactante que traz a realidade de refugiados climáticos. O objetivo é sobreviver a uma terra devastada por conta do desmatamento e aquecimento global e fugir para algum lugar onde ainda haja esperança; 
    • SOS Mata Atlântica – o jogador assume o papel de um ativista que precisa lutar para a preservação da floresta, exercendo atividades que envolvam reflorestamento, reciclagem do lixo e desenvolvimento sustentável por meio da agricultura familiar;
    • Game Change Rio – neste simulador, você assume o papel de líder das Nações Unidas, que precisa tomar decisões para implantar políticas de preservação ambiental no país;        
    • Imagine Earth – para quem gosta de jogos de estratégia e simulação, Imagine Earth desafia o jogador a gerenciar colônias espaciais, coletar riquezas e defendê-las de inimigos políticos e desastres naturais.

 

COMO OS GAMERS PODEM AJUDAR O PLANETA?

Por meio de ações simples, todos os gamers podem ajudar o planeta e impactar positivamente na preservação ambiental. Veja como: 

  • Descartar eletrônicos nos pontos de coleta disponíveis na cidade;
  • Abrir mão do consumo desenfreado;
  • Apoiar empresas que estão assumindo compromissos de sustentabilidade;
  • Dar preferência para a digitalização de jogos ao invés de mídias físicas 

Patrocinado

plugins premium WordPress