Exemplos de jogos criados por uma única pessoa (ou quase isso)

Ao olharmos para um jogo finalizado, nos perguntamos: quantas pessoas foram necessárias para tornar aquilo possível? Entretanto, temos muitos jogos criados por uma única pessoa, desempenhando diversas funções. 

Ninguém pode dizer que é fácil. Dentro do universo dos jogos indies, temos diversos exemplos de jogos criados por uma única pessoa ou por uma equipe muito pequena, provando que nessa indústria sim, tudo é possível. 

Confira alguns exemplos de jogos em que os desenvolvedores trabalharam sozinhos ou com uma equipe muito pequena:


CELESTE

De um protótipo criado para ser apresentado em uma game jam para uma das maiores referências em qualidade de jogos indie e de plataforma dos últimos tempos. Os desenvolvedores Noel Berry e Maddy Thorson desenvolveram o jogo e o estúdio brasileiro MiniBoss cuidou da direção de arte. 

Celeste leva o jogador a conhecer a história da protagonista Madeline, que está decidida a escalar a montanha Celeste, cheia de desafios mortais, explanados em uma jogabilidade difícil. Os diálogos sobre saúde mental e autoconhecimento com os NPCs é o que torna a narrativa envolvente. 

A força do jogo foi provada em 2018, quando venceu os prêmios de Jogo Mais Impactante e Melhor Jogo Independente no The Game Awards. Além disso, concorreu na categoria Jogo do Ano com gigantes como God Of War e Red Dead Redemption II. 

jogos-criados-por-uma-unica-pessoa


STARDEW VALLEY

O queridinho simulador de fazenda foi criado unicamente por Eric Barone. O nível de detalhes gráficos e mecânicas revolucionaram a indústria indie, tanto em qualidade, como em engajamento da comunidade, principalmente com a adição de mods, que contabilizaram milhões de downloads. 

jogos-criados-por-uma-unica-pessoa

 

UNDERTALE

Um dos melhores RPG indies desenvolvido nos últimos anos, Undertale foi criado por Toby Fox. No jogo, controlamos uma criança que caiu em uma caverna e ultrapassou uma barreira mágica. O objetivo é trazê-la de volta à superfície, derrotando os monstros que surgem e tomando decisões morais que definem os rumos da história. 

Além de ser incrível no quesito de jogabilidade e ter uma narrativa profunda e complexa, Fox também se superou criando uma trilha sonora icônica, tornando o jogo um clássico. 

jogos-criados-por-uma-unica-pessoa

 

TETRIS

Falando em clássico, quem nunca jogou ou pelo menos ouviu falar em Tetris? Esse jogo de quebra-cabeças, que figura em diversos outros elementos da cultura pop, foi desenvolvido pelo russo Alexey Pajitnov, enquanto trabalhava na Academia de Ciências de Moscou. 

Os gráficos simples e a jogabilidade intuitiva e viciante tornaram Tetris um jogo inesquecível, mesmo 40 anos após seu lançamento. 

 

PAPERS, PLEASE

Lucas Pope lançou em 2013 o aclamado Papers, Please, um jogo com visual retrô lembrando muito os clássicos 8 bits, em que o jogador se coloca na pele de um agente de imigração de um país fictício, recebendo diferentes missões a cada dia, como verificar validade de vistos e banir invasores que tentam ultrapassar a fronteira de modo ilegal. 

 

Ficou animado para desenvolver seu próprio jogo, mesmo que sozinho? Na Gamescola oferecemos cursos para que você aprenda a desenvolver do zero e começar a criar suas próprias histórias. Conheça o curso que mais se encaixa com você aqui

Patrocinado

plugins premium WordPress