Unity: Você sabe o que esta ferramenta faz?

Decerto seria muito mais simples criar um artigo comentando o que a Unity não faz.

Porém, como isto passa longe de ser positivo a você e também ao nosso curso que oferecemos na GAMEscola, prepare-se!

E quando dizemos isto não é por menos! Bem-vindo ao universo da ferramenta que o LinkedIn apontou como:

“A melhor ferramenta para se apostar nos próximos anos.”

A origem.

O Unity, também conhecido como Unity3D ou UnityEngine é literalmente um motor e foi anunciado pela primeira vez em 2005.

A princípio sua versão tinha suporte apenas para Mac Os, mas ganhou espaço no Windows pouco tempo depois.

Vamos recapitular alguns pontos mais importantes nestes 15 anos da Unity e de suas 9 versões até hoje:

  • Em 2007 sua segunda versão foi lançada, inovando em diversos pontos, aderindo ao Iphone e gratificando suas funções a games do gênero Indie.
  • Sua terceira versão de 2010 aderiu o Android junto com incríveis avanços de iluminação, textura e sombreamentos.
  • Com mais de 450 aprimoramentos das versões anteriores, 2012 chegou a quarta versão que abrangeu também o Linux, BlackBerry e Windows Phone.
  • 2015 foi o boom da Unity pois, além de ser gratuito e integrar diversos aprimoramentos, abrangeu seu suporte a 21 plataformas diferentes!
  • A partir de 2017 as versões tornaram-se anuais e mais abrangentes, a fim de alcançarem a oportunidade de produção de jogos nível AAA, ou seja, best-sellers.
  • Em 2018 o suporte ao Windows XP foi removido.
  • 2019 teve um salto grandioso em seus desenvolvimentos para plataformas mais leves e…
  • Enfim chegamos na versão 2020 da Unity que foi lançada em setembro de 2019 e a GAMEscola atualizadíssima com o conteúdo em nosso curso!

E o que a Unity nos proporciona?

Ademais tratando-se de uma ferramenta que não para com seu avanço, temos muito a comentar sobre as possibilidades com a Unity!

Conforme pode-se ver logo na primeira página em seu site, ela abrange:

  • Jogos.
  • Automotivos.
  • Transportes.
  • Locomoção.
  • Filmes.
  • Animações.
  • Cinemáticas.
  • Arquitetura.
  • Engenharia.
  • Construções.

Enfim, tudo isto provém de suas APIs com suporte para diversos sistemas operacionais, como: Windows, Linux, Android, IOs e outros.

Trabalhando com as linguagens; C#, C/C++, JavaScript, Objective C, Visual Basic .NET, MSIL

entre outros.

Sobretudo que todos são disponibilizados pelo MonoDevelop, as oportunidades praticamente não possuem limites!

Com esta gama, entretanto os programadores utilizam o C# que resume e abrange as capacidades das diversas linguagens.

Importações de sprites e avançadas renderizações em 2D permitem mágicas acontecerem diante de seus olhos.

Analogamente mipmaps e compressão de texturas nos trabalhos em 3D com a possibilidade de configurar a resolução para cada plataforma suportada é uma mão na luva.

Algumas outras funções:

  • Mapeamento de relevo, reflexão e paralaxe.
  • SSAO ou a oclusão de ambientes com sombras.
  • Pós-processamento de texturas e também telas inteiras.
  • Criação de vértices.
  • Fragmentos ou pixels personalizados.
  • Tesselação.
  • Shaders de computação e próprios de superfície.

A própria empresa, como se não bastasse, oferece diversos serviços para os desenvolvedores que trabalham com eles, como Unity:

  • Ads.
  • Analitics.
  • Cloud.
  • Everyplay.
  • IAP.
  • Multiplayer.
  • Performance Report.
  • Collaborate.
  • HUB.

Afinal não é atoa que é um dos cursos mais extensos da GAMEscola! Porém imagine a extensão de sua vida profissional após isto.

Contudo, para facilitar um pouco mais…

Obras onde o encontramos.

Além de filmes e séries como Baymax Dream e Big Hero 6 que inclusive estão na Netflix, temos uma lista incrível de jogos!

Alexandre Kikuchi, responsável pela Unity na América Latina.

Começamos com Pokémon GO, o game que reviveu a franquia de uma forma tão incrível a ponto dos jogadores se socializarem jogando nas ruas e promover encontros em estádios Pokemon!

Hearthstone, Angry Birds, Call of Duty: Mobile e Garena Free Fire que foram ou são verdadeiras febres nos mobiles.

Inesperadamente grandes franquias como Deus Ex converteu-se ao Unity na edição The Fall.

Grandes lançamentos que causaram um imenso hype como Escape from Tarkov não ficam de fora da lista.

Até mesmo Cities: Skyline, que é tão imenso em detalhes que leva aproximadamente uma hora para abrir o mapa em PCs mais antigos!

Salvo outras menções honrosas são; Cuphead, Fallout Shelter, Rust, os novos Sonic e Super Mário, Surgeon Simulator e Ricky e Morty. Claro que não podemos deixar de citar Warpzone vs The Dimension desenvolvido pelo estúdio independente PampaFox que tem em seu cast instrutores e alunos da GAMEscola.

Warpzone vs The Dimension – Totalmente criado na Unity.

Unity é possivelmente a ferramenta mais completa atualmente no mercado e por isso tem um curso só para ela.

A grande diferença todavia é a praticidade e otimização do tempo para a construção, o que nós da GAMEscola nos empenhamos ao máximo!

Venha fazer parte do nosso grupo e garanta já sua vaga na próxima turma em nosso curso completo de Unity!

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